domingo, 8 de julho de 2018

Intensa degradação de manguezais causa consequências mundiais devastadoras, alertou a agência da ONU em 2014

O elevado ritmo da destruição mundial de manguezais vem resultando em prejuízos de bilhões de dólares e em impactos sobre milhões de vidas, segundo relatório do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) lançado nesta segunda-feira (29) em reunião global da ONU.Os manguezais fornecem segurança alimentar, água potável e proteção contra erosão e condições climáticas extremas para mais de 100 milhões de pessoas que vivem em seus arredores, além de atenuar a liberação de carbono para a atmosfera. A destruição causa, além de problemas econômicos locais e globais, a exposição dos ambientes costeiros aos efeitos prejudiciais das mudanças climáticas.O novo relatório do PNUMA, ‘A Importância dos Manguezais: Um Chamado de Ação‘, alertou que a taxa de degradação dos manguezais é de três a cinco vezes maior do que a média de desflorestamento global.Portanto, destaca medidas que estimulem a sua conservação, principalmente por meio de mercados de crédito de carbono e de incentivos econômicos como fonte de renda local para a proteção, o uso sustentável e a restauração do ecossistema.O diretor executivo do PNUMA, Achim Steiner, afirmou que o relatório, ao quantificar a importância dos ambientes costeiros em termos econômicos e de regulação climática global, tem por objetivo encorajar líderes políticos da comunidade internacional a fazer uso das estratégias destacadas pelo documento para garantir a preservação dos manguezais. 
Fonte: ONUBR - Nações Unidas do Brasil

Mangues: 
Podemos encontrar a vegetação de mangue nas regiões litorâneas do Brasil. Nestas áreas, a água do mar avança no solo, formando regiões alagadiças.
Características principais dos mangues:
-Presença de caranguejos que buscam seus alimentos no mangue.
-A formação vegetal do mangue (plantas e arbustos) possui raízes externas (aéreas). Como o solo do mangue é pobre em oxigênio, este é obtido pelas plantas fora do solo.
-Em função da diversidade da região, podemos dividir os mangues em: mangue-branco, mangue-vermelho e mangue siriúba.
-As plantas possuem sementes compridas, finas e pontudas. Isto ocorre para facilitar a reprodução, pois quando caem no solo úmido, podem se fixar com mais facilidade.
-O cheiro do mangue é bem característico, em função da presença de áreas salobras (com presença de sal). 

Degradação das regiões de mangue
A poluição de rios e mares em conjunto com a especulação imobiliária nas regiões litorâneas tem afetado, significativamente, os mangues. Esta área tem diminuído de tamanho e o ecossistema da região tem sido afetado nas últimas décadas. Trabalhadores locais, principalmente os que vivem da caça e comércio de caranguejos, tem sofrido com a diminuição destes animais nos manguezais.

Animais do Mangue
As principais espécies de animais encontradas em regiões de mangue são: lontra, sagui, peixe-boi marinho, cobra, crocodilo, lagarto, tartaruga, caranguejo, craca, aranha, mexilhão, minhoca, entre outros.

Curiosidades:
- O mangue é o habitat de várias espécies marinhas e também de caranguejos.

- É comemorado em 26 de julho o Dia Internacional de Defesa dos Manguezais

Fonte: suapesquisa.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário