quarta-feira, 27 de junho de 2018

Elivandro Paraguaçú Participa de Roda de Conversa Transmitida Pela Rádio Excelsior Sobre a Contaminação Nas Águas da Baía de Todos Os Santos.

No mês em que comemoramos o dia do meio ambiente (05 de Junho) é importante se destacar a contaminação de alimentos por metais pesados.
O assunto foi tema do Programa Saúde no Ar, desta quarta-feira (27/06/2018) transmitido pela Rádio Excelsior da Bahia, AM 840 às 08:00 hs. Patricia Tosta conversa com o Professor Diosmar Santana Filho,Geógrafo pela Universidade Católica do Salvador (UCSAL) e Mestre em Geografia pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), Gilmar de Oliveira, Blogueiro, pescador na cidade de Candeias e ambientalista, responsável pela ONG Maré sustentável, Elivandro Paraguaçú de Santana, que gestor ambiental pela UNIFACS, Cursando especialização em direito dos povos e comunidades tradicionais (UFBA). O programa contará ainda com a participação da Professora e Mestra Neuza Maria Miranda dos Santois, Nutricionista e Professora da UFBA, coordenadora do Projeto de Extensão,“Nutrição, ambiente e Saúde no Ar: comunicação em saúde e cidadania”, exibido todas as quartas-feiras no Programa Saúde no ar.
Acompanhem os programas Pela Rádio Excelsior AM 840 e participem pelos telefones (71) 3328-7666 e mandem mensagens pelo whatssapp (71) 9-9681-3998.
Os metais pesados são elementos químicos de alto peso molecular que podem ser considerados essenciais (Ex: Ferro, cobre, manganês, zinco) no desempenho de funções vitais ou não (chumbo, cádmio, mercúrio) e podem estar presentes nos alimentos devido a contaminação durante o processo produtivo, ou seja durante o plantio, transporte, preparo e armazenamento dos alimentos.Chumbo e Cádmio são os metais pesados de maior significância na contaminação de alimentos por apresentarem um grande risco a saúde humana. A exposição ao chumbo pode estar associada a presença de anemia em crianças, neuro, nefro, hepato e genotoxicidade. Já a exposição ao cádmio pode estar associado a problemas de mineralização óssea (osteomalácia), nefrotoxicidade e câncer de próstata.Alimentos de origem vegetal podem absorver metais presentes no ambiente a partir da contaminação da água, ar ou solo e acumular esses metais nas partes comestíveis e assim aumentar a exposição humana a esses metais.
Alimentos de origem animal (aves, carne bovina, vísceras, peixes etc) também podem ser fontes de exposição humana a esses metais. Dentre os alimentos de origem animal, gostaria de destacar os peixes, que podem apresentar contaminação por mercúrio e de acordo com os níveis tróficos desses animais na cadeia alimentar os níveis desses contaminantes podem ser ainda maiores através de um processo conhecido como biomagnificação.A principal causa da contaminação do ambiente, dos alimentos e das pessoas por metais pesados é justamente a ação antropogênica, ou seja, do próprio homem, quando não existe a conscientização a respeito do uso e descarte de determinados materiais, principalmente quando desprezados no meio ambiente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário